sexta-feira, 5 de abril de 2024

VOCÊ É A SAUDADE DO QUE NÃO VIVI

 


Este mês faz 22 anos que sinto saudade do que não vivi. Saudade esta que já passou por várias fases e nuances, ora doendo demais, ora me fazendo aceitar que as coisas são como são. Perder um filho, seja na condição que for, nunca é fácil. Meu bebê não tinha cérebro e tudo que veio com essa notícia não foi fácil resolver e digerir, e desde então eu peço perdão e aceito que ainda que não tenha culpa ser mãe é sentir culpa. Aliás, na hora do resultado positivo parece que já gruda em nós essa tal de culpa. É uma coisa louca essa dinâmica.

Não tem um dia que eu não faça uma oração para o meu bebê, hoje não dói mais, mas sangrou muito no passado. O ser humano não tem saudade do que não conhece e não viveu, mas uma mãe que perde um filho convive sim com a saudade do que não viveu, não tem jeito.

Não tive outros filhos. A vida foi percorrendo caminhos que foram me afastando desse sonho, mas nunca deixei de ser mãe. Uma vez mãe sempre mãe. Sei que meu amor está bem na nova morada, daqui eu sigo minha caminhada vivendo da melhor forma que uma mãe em luto possa viver e, embora eu nunca vá deixar de ser mãe desse anjinho, exerço a maternidade de outros jeitos, por exemplo, parindo livros. E como todo escritor coloca algo de si nas suas histórias, o miniconto "Mãe, brinca comigo?" é todinho pra ele. Pretendo escrever mais para o meu amor, mas o que quero mesmo é um abraço dele quando chegar a hora desse encontro, que espero que ele tenha muita paciência porque mamãe aqui tem muito que viver na Terra. 

Meu carinho às mulheres que são mães de anjos. Nem sempre a gente vai entender o porquê de tudo, mas sim é importante ter em mente que tudo nesta nossa existência tem uma razão de ser. Mãe é uma palavra doce que não cheguei a ouvir, mas ainda assim ser mãe faz sorrir minha alma e meu coração. Imagino como teria sido porque a cabeça da escritora não para, mas aceito como as coisas são. Na minha fanfic¹ eu brinco com ele, leio histórias, converso, imagino até nós dois sentados em um banco de parque de mãos dadas falando da vida, trocando figurinhas no passar do tempo com ele criança, adolescente, adulto...

Deus melhor do que eu sabe tudo como foi, as consequências de nossas escolhas e erros, e a consequência que Ele tem reservada pra gente em qualquer situação, o importante é ficar bem, e estou bem, mas o mês de abril nunca mais foi apenas mais um mês do calendário. Ressignificar o luto é uma ação que exige muito da gente, mas vale a pena, porque a vida continua e precisa mesmo continuar. 

Hoje não posso mais ser mãe de forma natural, e antes eu já tinha decidido que não queria mais, e sempre que uma mulher diz que não quer ser mãe ela é julgada sem dó pelos justiceiros de plantão da vida alheia. Julgamentos sem fim é o assunto do meu próximo post. Assim que der visito vocês e respondo aos comentários carinhosos do post anterior.

Beijo, beijo ❤

________________________________

¹ Fanfic é história ficcional criada por fãs baseada em personagens e histórias de filmes, livros, série, HQ, músicas, videogames, mangás, animes, celebridades, etc.



45 comentários:

  1. Tive uma máquina de escrever igualzinha a essa. Belo texto. Todos nós temos saudades do que não vivemos.
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Rykardo?! Eu também tive rsrs
      É verdade, a saudade faz parte de nós.
      Abraços e ótima semana.

      Excluir
  2. Bah,She! Que história de vida! Concorso que independente do modo, uma vez mãe, sempre mãe! E mãe de anjos são tantas ! Convivem com a saudade diária e deve haver horas em que aperttam mais e mais! Lindo e emocionante,She! E o tempo passa, mas as saudades persistem!

    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. "Ressignificar o luto é uma ação que exige muito da gente."

    Boa noite de Oitava de Páscoa, querida amiga She!
    Exige tanto que a vida até parece não ter mais sentido. Que lacuna gigante!
    "Julgada sem dó pelos justiceiros de plantão da vida alheia."
    A eles, ofereçamos nosso desprezo que é só o que merecem...
    Conhecia a história do seu Anjinho. Muito emocionante seu texto.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos pascais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga Roselia, pelo carinho e acolhida.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Te entendo perfeitamente, She.
    Perder um filho deve ser a pior dor para uma mãe.
    Seu texto muito me emocionou.
    Deixo um beijinho carinhoso para tí.
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Verena.
      Beijos carinhosos pra você também.

      Excluir
  5. Um bom fim de noite e feliz fim de semana She.
    Uma coisa que sempre me apavora é pais sepultarem seus filhos, esta inversão do parto é terrível e podemos bem entender este sentimento de saudade e ainda que superado, ele vem sempre. Não há culpa, quando colocamos no colo do Deus, que tudo sabe no que faz e permite. Este mesmo Deus, que nos conforta e faz entender os destinos e assim doer menos um pouco esta realidade.
    Bjs e paz amiga e que dias leves venham lhe abraçar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindas palavras, querido Toninho, obrigada.
      Ótima semana pra você, beijinhos

      Excluir
  6. Nunca perdi filho mas sei que é triste perder, toda mulher tem a maternidade dentro de si, mas Deus sabe de todas as coisas, que Deus console todas She bjs.

    ResponderExcluir
  7. Es muy duro. Te mando un beso enorme

    ResponderExcluir
  8. A veces la pérdida de un bebé o de un hijo es inevitable y ahí que afrontar el duelo de manera muy valiente. Veo que lo has conseguido y eso te ha hecho una mujer más fuerte. Te felicito por seguir adelante.
    Muchos besos y muchos ánimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Miguel.
      Beijos e ótima semana

      Excluir
  9. Olá, amiga She.
    Muito belo este texto. Não há dor mais profunda que a perda de um filho. Apesar de ser ficcionada esta história, reflete uma realidade bem presente em muitas mães.
    Gostei muito.
    Beijinhos e feliz fim de semana!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, She!
    Não sou mãe, mas acho que a perda de um filho é a maior dor existente.
    Felizmente que vc conseguiu ultrapassar esse trauma, embora diariamente o sinta.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi, She, só agora vi o significado de fanfic. Que leve fiquei! Pura ficção seu texto.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, infelizmente não é ficção. A fanfic que expliquei no texto é referente às criações que faço na minha cabeça doida rsrs de estar com meu filho em bancos de praças e em outros lugares conversando com ele. Repare não, doideira minha rs
      Beijinhos pra você e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  12. OI She
    Fiquei tão contente com sua visita e vim logo retribuir e ver o que
    tem te trazido para seus leitores . Aqui é um lugar meio sagrado onde vamos depositanto pedacinhos nossos e achei adorável a crônica sobre as mães que sofrem quando se afastam para sempre dos filhos É sempre devastador a separação de mãe e filho. Sejade qualquer maneira, quando crescem e voam e a gente não os tem mais sobre nossas asas, também sofremos um pouco.
    Parabéns pelo conto, She .
    Fique bem e vou levando o link para voltar sempre que publicar.
    Com abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lis, bom ter você por aqui.
      Obrigada, querida, tantas mulheres passam por essa dor, mas as coisas são como devem ser, Deus tudo sabe.
      Beijinhos.

      Excluir
  13. Eu não queria te chamar de senhora porque a diferença de idade é tão pouca… mas vou. (Deus me livre se minha avó me pegar chamando alguém de você!) A sua bondade, dona She, como sua gentileza e doçura são tão grandes que até de chorar dá vontade. Obrigada pelas palavras sempre tão carinhosas. Um beijo bem grande da Rô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida RÔ, obrigada pelo carinho sempre comigo e os meus posts. Beijinhos pra você e ótima semana.

      Excluir
  14. Es una historia muy real. La vida es muy dura y las decisiones que uno toma siempre nos perseguirán para mal o bien. Uno no debe juzgar a nadie. Te mando un beso. Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida She, que história essa, amiga, emociona a cada linha, amor em cada palavra, como deve ter sido doloroso... Porém, a saudade bate no mês de abril,
    mas senti que você ficou com uma doce saudade que ficou sua companheira diária. Verdade...mães, pais enterrarem filhos não deve ser nada fácil. Que bom eu aqui lendo você com toda essa carga de emoção!
    Deixo meus votos de uma feliz semana, apesar de...
    Um beijinho, querida, muita paz e saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre muito gostoso ter você por aqui, querida Tais.
      Obrigada pelo carinho, ótima semana pra você.
      Beijocas!

      Excluir
  16. Bom dia, She
    Perder um filho deve ser uma dor profunda, a saudade bate forte quando perdemos aqueles que amamos, somente Deus para confortar esses momentos de sofrimento, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde She
    Um texto muito envolvente,
    Dizem que a maior dor do mundo é perder um filho, e eu concordo.
    Deve ser uma dor sem tamanho.
    Boa semana com paz.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  18. Un texto muy emotivo. Sin duda, una historia dolorosa.
    Muchas gracias por tu amable visita. Un placer llegar hasta aquí.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, Amalia, e volte sempre que desejar.
      beijinhos

      Excluir
  19. Olá querida She. Li seu texto de uma vez só, emocionada. Você tem toda razão uma vez mãe sempre mãe. A vida as vezes não é justa, mas Deus sempre sabe o que faz. Um abraço apertadinho onde cabe todo amor do mundo. bjs

    ResponderExcluir
  20. Colocar-se no lugar de mãe de um anjinho não é fácil, mas a Sheila conseguiu-o plenamente. E o resultado final é um excelente texto que comove quem o lê.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Olá She
    É muito triste perde um filho, mas com certeza hoje ele é um anjinho no céu. E de lá ela intercede a Deus por nós.
    Amei te ler, sua escrita é doce e sincera.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Larissa.
      Fico feliz que goste da minha escrita, obrigada pelo carinho.
      Beijinhos.

      Excluir

Comente à vontade e seja bem-vindo!