terça-feira, 1 de agosto de 2023

Etarismo

 

Imagem @shemendonca


Vivemos uma época onde os jovens, alguns deles, acham que o mundo foi feito por eles, e para eles somente. E que apenas eles podem usufruir o que na Terra existe, seja a natureza, as redes sociais, a fotografia, a nudez, a sensualidade, a literatura, as artes, a profissão escolhida, o amor, a vida...

E dentro de tanta egolatria e preconceito se esquecem que quando aqui chegaram, nós, os velhos, já estávamos. Ainda que eles nasçam turbinados, muito do que aqui encontram já foi feito por nós, os velhos.

Acho que tem faltado educação e respeito na base familiar. É muito pai e mãe colocando filho no mundo sem a menor condição de lapidar alguém quando nem mesmo conseguem lapidar a si próprio.

Falta de educação e ponto final é o que domina o etarismo. E este tipo de preconceito tem dominado as redes sociais, só que nós, os velhos, já chegamos até aqui, na idade que temos hoje, seja 40, 50, 60, 70, 80, 90... E eles? Espero e torço muito que também cheguem. 

A cantora Jennifer Lopez foi criticada ao posar de lingerie transparente recebendo vários comentários absurdos e raivosos, como: "Muito velha para ficar mostrando tanta pele." ou "Acho que você não deve ter nada melhor para postar. Exposição demais.". E aí além do preconceito com a idade surge também os haters, a pauta do meu próximo post. Mas já adianto que é outra praga.

A mensagem que quero deixar neste post é sobre a importância de viver a vida e não ter vergonha de ser feliz, o que é para poucos. A autoestima elevada é algo que alimentamos e regamos durante uma vida toda, mas é a maturidade que orquestra melhor tudo de valioso que existe em nós. Inclusive a empatia e o respeito pelo próximo.

O tempo não perdoa, a pele não é mais a mesma, o colágeno vai embora e deixa apenas lembrança do que já foi um dia, o corpo não aguenta mais noitadas sem fim sem mostrar o débito no corpo, perder noites de sono deixa a conta pra gente pagar no dia seguinte, a menopausa e a andropausa vão te encontrar na virada de esquina, mas com a maturidade chega também a segurança, o amor-próprio, as certezas e o autoconhecimento.

Saber o que funciona ou não na vida e nas relações é uma caminhada de sucesso adquirida somente com 40, 50, 60, 70, 80, 90. E por que não 100 anos? Antes disso, na verdade, a gente ensaia muito nesse teatro da vida. Com a maturidade a gente passa a fazer mais espetáculos saindo apenas dos rascunhos. Aprendemos a passar a limpo tudo que rabiscamos de valor na juventude. O ontem só vai chegar para quem viver o amanhã estando no amanhã. A velhice.

Então o que desejo aos etaristas é vida longa para que consigam enxergar amanhã as tolices da juventude, e a importância de uma boa educação, porque o que levamos da vida é a vida que a gente leva. O que nos faz ser quem somos hoje é como nós vivemos o nosso ontem, e erramos muito, mas sabendo que faz parte. O que nos molda são os nossos erros. Isso é viver. No entanto, não faz parte desse pacote a falta de respeito e de educação.

Não tem como negar que a nossa juventude era outra em um mundo que também era outro. É verdade que não tem mais como a juventude de hoje ser igual a de ontem, mas existem importâncias que não saem de moda, e uma delas é o respeito.

Agora, quando o etarismo é cometido por não jovens, aí meus amigos o caso é de terapia mesmo. E neste caso, se duvidar, nem Freud explica. 
Ou explica tudo. 
Vai saber.

Beijo, beijo! ❤



20 comentários:

  1. Olá, querida amiga She!
    Nem Freud, nem Jung... nem...
    Há casos que até Deus dúvida.
    Estou na fase de passar a limpo, eliminar tudo que não deu certo.
    Guardar para os 200 anos só as coisas boas...
    Hei de vencer!
    Deus é Mais!
    Há jovens velhos e "velhos" joviais.
    Temos muito valor com a idade que temo e tudo que já fizemos de bom.
    Basta que nós saibamos.
    Tenha umes a gosto de Deus!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha é verdade, queridona!
      E vamo que vamo que só acaba quando termina.
      Beijinhos no coração.

      Excluir
  2. She, dia desses, numa tarde de férias, minha filha estava com várias amigas aqui em casa e uma delas descobriu um filtro que mostrava como você seria na velhice. E foi interessante ver a reação das meninas de 17, 18 anos se vendo velha na fotografia. Uma delas, a que me chamou a atenção, mostrou desespero - eu não quero ficar velha, olha que horror e eu soltei a clássica frase "quer morrer agora jovem, ou prefere viver e ficar velha por ter vivido uma vida inteira?"
    Quero viver, mas, vou fazer botox, preenchimento...
    Realmente é um assunto que rende muitas reflexões. E como você bem colocou, o etarismo é uma praga.
    Abraço!
    ana paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário, Ana Paula, realmente é um assunto que rende muita reflexão e debate, mas é fato também que a nova geração enxerga a velhice de forma completamente diferente das anteriores, pois os jovens de hoje têm esse recurso de vários filtros, o que eu acho que muda um pouco na cabecinha deles o percurso natural das coisas e junto se expande à necessidade das intervenções. Tem muito jovem fazendo plástica e cheio de neura para não envelhecer. Tem muita coisa pra conversar sobre isso mesmo. Obrigada pela visita e comentário.
      Beijo, beijo!

      Excluir
  3. Olá, She.
    É muito acertado, esclarecedor e oportuno o seu ponto de vista. A vida nos oferece infindas oportunidades, e é admirável sabermos viver cada fase da existência com sensatez, respeito para com os mais velhos e envelhecermos com galhardia.
    Meus efusivos parabéns, ótima semana e um abraço com afeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido Antenor.
      Fico feliz que curtiu o post.
      Beijo, beijo!

      Excluir
  4. Olá, Sheila, gostei do que li nesta sua postagem e concordo com você inteiramente. Lembrei-me que Charles Aznavour faleceu aos 94 anos,
    em virtude de uma queda em casa depois que retornava do Japão onde
    se apresentou com grande sucesso nessa idade, e tinha planos de continuar
    cantando depois dessa idade ( 94 anos) em espetáculos em outras partes do mundo. Também lembrei de uma notícia bem recente, que foi a morte do grande cantor Tony Bennett aos 96 anos, e que suas últimas apresentações
    deram-se aos 92 e 94 anos.
    Uma boa quinta-feira,
    Abraços, Sheila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Pedro, belas lembranças você trouxe ao post, nomes grandiosos igual ao talento de cada um. Somos todos aprendizes em qualquer idade, esses jovens que acham que sabem tudo e que vão ser sempre jovens são iludidos demais com a vida. Obrigada por seu comentário e visita.
      Beijo, beijo!

      Excluir
  5. Afortunadamente el mundo está hecho para todas las personas, y seres vivos que lo habitan. Hay que vivir en alegría propia internamente, siendo felices consigo mismo primero y luego con todas las personas que conforman la familia, y luego con los amigos, y luego con los conocidos. No hay que hacer caso de los que dicen que el mundo es de los jóvenes, porque el mundo para cada persona es para sí mismo, pues sí hay luego es donde se incluyen a los demás, pero cada cual tiene un trocito que disfruta como desea o puede. La edad carece de importancia relativa, pues todos transitamos el camino biológico del nacimiento a la muerte, tanto igual tener la edad que se tenga, pues cada cual va experimentando el tramo que le corresponda. Un fuerte abrazo desde Mallorca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, meu querido, e a vida segue seu fluxo e o natural é mesmo envelhecermos. Graças a Deus! rsrs
      Beijo, beijo.

      Excluir
  6. Um texto cheio de motivos de reflexão. A vida é para ser vivida por todos independentemente da idade. Todos caminhamos para a velhice. Mas a juventude está na nossa cabeça. Gostei de a ler.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Graça? E que bom que envelhecemos, assim deixamos nossas vidas cheias de memórias e ações para nos orgulharmos.
      Beijo, beijo!

      Excluir
  7. She o respeito é tudo, é essencial vivermos com a nossa idade, seu post bastante refletivo, desejo uma ótima semana bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Lucimar! É verdade, e focar no presente nos deixa mais conscientes do futuro sem ficar pensando muito nele e esquecendo do presente, né?!
      Beijo, beijo!

      Excluir
  8. Brilhante o texto que acabo de ler!...
    As tuas palavras exprimem uma realidade que não podemos ignorar. Precisamos refletir muito bem sobre ela e entender que a idade não pode nunca ser um motivo que possa de alguma forma impedia a felicidade.
    Justificas com sabedoria as palavras que nos deixas. Fica o meu aplauso vibrante.
    Eu apenas digo que para mim a idade que conta é a idade mental. Essa é que conta. Essa é que tudo determina!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Querida She,
    Escrevi e fiz uma postagem sobre o etarismo no mês de maio e o seu texto complementa o meu de forma brilhante. Tenho visto de forma preocupante essa questão do preconceito contra a idade, não há respeito com as pessoas mais velhas em vários segmentos da sociedade, uma delas inclusive que cito no meu texto é a falta de emprego para quem já passou dos 40 anos de idade, sem falar no preconceito com quem cursa faculdade, pratica esporte e mais uma infinidade de coisas. E curiosamente você menciona que o seu próximo post será sobre os haters, esse é o tema da minha atual postagem, acho que estamos pensando as mesmas coisas...rs! Já estou curioso pra ler o seu próximo post e assim que puder venha ler as minhas postagens, acho que vai se identificar também. Parabéns pelo seu texto genial, precisamos mesmo abordar esses assuntos para tentar melhorar a consciência das pessoas.
    Vou deixar o link da minha postagem sobre o etarismo abaixo:

    https://rebeldiacomsutileza.blogspot.com/2023/05/etarismo-porque-excluimos-as-pessoas.html#comment-form

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, She
    Ótima reflexão, é importante respeitar o próximo, viver com sabedoria, falta mesmo uma boa educação, abraços.

    ResponderExcluir
  11. Um texto para ler e refletir. Gostei muito.
    Também gostei das palavras que escolheu do Abílio Diniz.
    Boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Um assunto que merece ser refletido She, gostei de ler .
    A felicidade está mesmo nos pequenos detalhes ,em qualquer idade.
    Que sejamos livres aos vinte, aos oitenta.Com gratidão e respeito.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi, She!
    Um texto muito bem escrito e com imensas verdades.
    Tudo bem com vc? Apareça, tá?
    Beijos e boa Primavera.

    ResponderExcluir

Comente à vontade e seja bem-vindo!