terça-feira, 20 de agosto de 2024

TAG: Hábitos de Leitura!

Fui vistar o Blog "Pensamentos Soltos" do querido Luciano Otaciano e me deparei com uma TAG que achei interessante compartilhar por aqui, já que temos o hábito da leitura em comum.

Conheci o Luciano através de uma linda resenha que ele fez do meu miniconto "Mãe, brinca comigo?" e nessa minha volta à blogosfera, fiquei muito feliz quando o encontrei por aqui e assim pude agradecê-lo, aliás, Luciano tem belos posts no blog dele com resenhas, curiosidades, TAGs e tudo que envolve esse mundo mágico dos livros. 

Caso ainda não o conheça fica aqui o meu convite, é só clicar ali no nome do blog, e para quem quiser ver as respostas do Luciano na TAG, clique aqui

Vamos à TAG?

Só que no meu caso como eu trabalho lendo muitos livros o dia todo, já que sou preparadora de texto (revisão de texto / copidesque / análise de originais), vou responder como leitora e como preparadora.


Você tem um lugar específico em casa para ler?

Leitora: Sim, no meu quarto, e de preferência à noite com a casa em silêncio, a melhor hora para mim é antes de dormir.

Preparadora: Sim, no meu quarto, que é o meu local de trabalho, não consigo trabalhar, por exemplo, no celular enquanto resolvo um problema ou outro na rua. 


Marcador de página ou qualquer pedaço de papel?

Leitora: Marcador de página sempre.


Você pode simplesmente parar de ler ou precisa finalizar um capítulo/quantidade de páginas?

Leitora: Posso simplesmente parar de ler, mas ao recomeçar precisarei voltar algumas páginas para retomar o embalo.

Preparadora: Preciso finalizar o capítulo, o mundo pode pegar fogo que só paro depois de finalizar o capítulo onde estou.


Você come ou bebe enquanto lê?

Leitora: Nunca.

Preparadora: Acontece sim.


Você é multitasking e assiste TV ou ouve música quando lê?

Leitora: Enquanto leio não consigo fazer nada além de ler, preciso de concentração.

Preparadora: O trabalho de preparação de texto exige uma concentração absurda para que a gente consiga pegar todas as falhas, as pontas soltas e as cascas de banana da nossa língua (português - Brasil), então não dá para fazer nada junto, apenas ouvir música. Só não pode ser, no meu caso, música brasileira, senão escrevo o que estou ouvindo, o cérebro entra em curto-circuito (rsrs), então escuto músicas estrangeiras. A minha playlist é extensa e variada, não consigo ler a trabalho sem ouvir música.


Um livro de cada vez ou vários?

Leitora: Um livro de cada vez.

Preparadora: Vários.


Lê em casa ou em qualquer lugar?

Leitora: Quando mais nova em qualquer lugar, hoje em dia com a menopausa acabando com a minha concentração só consigo em casa.

Preparadora: Só em casa.


Você lê em voz alta ou apenas na sua cabeça?

Leitora: Leio em silêncio, nunca em voz alta.

Preparadora: Leio em silêncio e em voz alta. O trabalho de copidesque, no qual precisamos reescrever e remontar sentenças e parágrafos muitas vezes, eu percebo melhor a construção e a dinâmica do que vou sugerir quando leio em voz alta. Ler em voz alta, inclusive como escritora também, muda muito a nossa percepção. Recomendo.


Você lê tudo ou pula páginas?

Leitora: Leio tudo, mas se não estiver curtindo de jeito nenhum a leitura eu não sofro mais não, abandono o livro.

Preparadora: É impossível trabalhar em um livro e pular páginas. Leio absolutamente tudo e letra a letra para conseguir encontrar, por exemplo, erros de digitação e troca de letras no meio da palavra.


Você quebra a lombada ou mantém o livro como novo?

Leitora: Mantenho o livro como novo sempre.

Preparadora: Trabalho em cima de originais, então é antes do material ser um livro de fato. Hoje em dia trabalho apenas pelo computador, mas já aconteceu, lá nos anos 2009 e 2010, de eu receber o original impresso, mas são folhas e mais folhas, nunca o livro. Mesmo que seja o caso de eu trabalhar em um original que já exista como livro publicado para uma nova edição, preciso trabalhar no original dele, no texto digitalizado, no esqueleto do livro.


Você escreve em seus livros?

Leitora: Quando mais nova sim, marcava e fazia várias anotações, mas desde que passei a ser escritora, confesso que não consigo mais fazer isso, me sinto mal, dói o meu coração (rsrsrs), então quando sinto a necessidade de fazer marcações abstraio da mente e passa, ou então anoto em outro lugar, um caderno.

Preparadora: Preciso fazer mil anotações, explicações e sugestões aos escritores e editoras, então o original vai todo marcado para olharem.


Curti responder essa TAG e adaptar para os meus dois mundos. Quem quiser embarcar nessa comigo fique à vontade para levar ao blog de vocês o seu hábito de leitura, ou então responder aqui nos comentários, se desejarem. 

Beijo, beijo! 

39 comentários:

  1. Obrigada, Luís, fico feliz que tenha gostado.
    Seja bem-vindo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Uma Tag muito interessante. Parabéns, querida amiga!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Genial tag como tu leo en mi habitación pero lo hago con libros electrónicos. Te mando un b eso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! E-book é uma invenção maravilhosa! Amo!
      E para quem gosta de ler na rua é a melhor coisa porque não pesa, e tem livro que dependendo do tamanho não dá para pôr na bolsa ou mochila rsrs Obrigada pela visita, beijos

      Excluir
  4. Olá, amiga She!
    Seria bom que todos tivéssemos hábitos de leitura. Infelizmente, é um hábito em extinção. Há muito pouca gente a ler. Principalmente livros em papel, em particular os jovens, que preferem outros passatempos. Enfim...sinais dos tempos, onde a internet é o meio privilegiado.
    Eu já li mais do que leio hoje. Devorava literalmente os livros. Não descansava enquanto não terminava de ler aquele romance ou poesia. Agora leio igualmente, mas não com a voracidade de outros tempos.
    Neste momento estou a ler um romance muito interessante, de Gabriel García Márquez, "MEMÓRIAS DAS MINHAS PUTAS TRISTES", que recomendo a quem ainda não conhece.
    Interessante e oportuno texto aqui nos trazes. Gostei, sim senhor.
    Grato pela visita, e gentil comentário no meu cantinho.

    Beijinhos e feliz semana!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido Mário! Vou discordar em parte de você, meu querido, realmente o hábito da leitura em nosso país ainda está longe do ideal, principalmente se a gente pensar a nível interior e cidades pequenas, e não somente nas grandes capitais, mas mesmo assim é algo crescente e muito mais que ontem, por exemplo, quando eu tinha 18 anos e escrevi meu primeiro livro era enxugar gelo falar da importância da leitura. No entanto, quando publiquei o meu livro aos 35 anos (2010), o mercado já era completamente diferente, e hoje em dia a gente tem uma galera nova lendo muito, escrevendo fanfics, entrando para a literatura, fazendo clubes de leitura, sendo booktubers e/ou fazendo divulgação, como trabalho, nas redes sociais, como no Instagram, Tik Tok, até mesmo na blogosfera. É uma movimentação intensa, inclusive ajuda muito as editoras e os escritores. :) Eu também já li muito mais que hoje, mas no meu caso é porque eu trabalho lendo o dia todo, então na hora do lazer acabo querendo fazer outras coisas. Obrigada pela dica de leitura, depois vou conferir. E obrigada pela visita e comentário, adorei os dois.
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Oi, Sheila! Adorei saber um pouco mais sobre seus hábitos de leitura. Incrível como sua perspectiva é diferente como leitora e preparadora de textos. Muito legal. Um abraço querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querido Luciano. Legal que curtiu, é verdade, a perspectiva muda muito mesmo rsrs Bjs

      Excluir
  6. Tive uma máquina de escrever igualzinha à que aqui mostra. Gostei do tema.
    .
    Saudações poéticas e amigas.
    .
    Poema: “ Lágrimas, Amor e Saudade “
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que legal, Rycardo, eu também tive.
      Beijos e saudações poéticas e amigas.

      Excluir
  7. Oi querida Sheila, vim conhecer o seu Blog e encantei-me, como não poderia deixar de ser! Tudo aqui é mágico, pois engloba o maravilhoso universo da leitura e o seu modo de ser único.
    Nossa, me identifiquei com os seus hábitos de leitura, a maneira como lê um livro, seja como leitora ou preparadora. Eu também preciso de silêncio absoluto ao ler e me disperso caso haja distrações ( quando me chamam ou o toque do telefone fora de hora). Sabe, a leitura é um momento mágico em que ingressamos em um novo mundo e por isso precisa de um local "sagrado"para que possamos aproveitar ao máximo cada frase, cada verso. Eu também verifico muito a construção dos termos, o jogo de palavras, a sintaxe, a coordenação. Tudo isso para não esquecer as velhas lições de português do tempo da escola..rsrsr É que com a idade, a nossa memória vai se esvaindo e volta e meia me pego "esquecida" de alguma regra e até da sintaxe da palavra. Isso me assusta um pouco...hehehe As coisas não são mais como antes!
    Amei estar aqui querida, sua TAG é incrível e com certeza voltarei para ler muito mais dos seus escritos!
    Beijos e uma semana maravilhosa!!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, querida Adriana. Adorei sua visita e comentário. Fico feliz que tenha curtido meu cantinho, e concordo muito contigo, o mundo dos livros é mágico mesmo e eu amo trabalhar nele. Português é treino e estudo, porque nossa língua é muito desafiadora, difícil e cheia de casca de banana. rsrsrs Beijinhos pra você.

      Excluir
  8. Todos temos hábitos já consolidados de leitura. Tenho que ter sempre um livro por perto. Gosto de ler em casa, na tranquilidade do meu escritório, mas tendo sempre em fundo uma música clássica de grandes compositores num registo suave. Normalmente leio sempre à noite. Acho que á noite tudo é mais intenso. Náo consigo adaptar-me ao E-book ... gosto de sentir o toque mágico do papel... é algo inexplicável!
    Curiosamente, os meus hábitos de escrita são completamente diferentes!...

    Uma boa semana.
    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, A.S., música clássica é realmente uma excelente pedida, amo escrever com músicas assim. Eu amo escrever e ler à noite, concordo que seja mais intenso, além de o silêncio ajudar muito rsrs eu também prefiro os livros físicos, embora o e-book ajude muito em determinadas situações, mas amo aquele cheiro de livro, é quase um vício comprar livro novo e enfiar o nariz nele rsrs os meus hábitos de leitura também são um pouco diferentes, mais para frente vou criar uma TAG para os escritores em geral. Beijo, beijo.

      Excluir
  9. Muito interessante. Gostei de conhecer também um pouco desse mundo da revisão ou preparação.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Bom diaa. SHe
    Aqui sempre que venho aprendo uma coisa diferente.
    Maaravilha, amiga.
    Que seu dia seja abençoado,
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, minha queridona Bandys, fico feliz com sua visita.
      Beijo, beijooo

      Excluir
  11. Gostei de ler, achei deveras interessante.
    Obrigada pela visita.
    Um beijo
    :9

    ResponderExcluir
  12. She, muito legal as suas respostas.
    Eu sou um pouco diferente. Escrevo e leio escutando musica.
    Minha esposa acha que sou maluco.
    Escrevo escutando Ramones e outros rocks bem alto.
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Eu também faço trabalho em originais de alguns autores. Até hoje já fiz em 6 livros. Mas sou um editor de conteúdo. Meu serviço é mostrar os pontos fracos da narrativa, identificar falhas na narrativa, furos na história, dar ideias quando as encontradas pelo autor não estão claras, coisas assim.
    Não faço correção ortográfica.

    É um trabalho legal.

    Um beijão minha amiga! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra variar eu me diverti com seu comentário e ri aqui com sua esposa dizendo que você é maluco, não vou discordar dela não kkkkkkk brincadeirinha. Se eu ouvir música brasileira e trabalhar ou escrever é certo de que a letra da música vai parar lá no que estou escrevendo, tico e teco entram em surto por aqui rsrsrs Amei saber que somos colegas, porque eu também faço isso na análise dos originais, faço tudo ao mesmo tempo, revisão de texto, copidesque e análise, eu amo. :) Bom saber sobre seu serviço, pois vou te indicar quando eu não puder pegar. Beijinhos, querido. Beijo na sua esposa também, pois sempre me divirto quando você conta algo dela.

      Excluir
  13. Nossa que bacana!
    Eu nao sabia que você era preparadora/revisora também
    amei as suas respostas!!

    Confesso que eu sou do tipo que não ouve musica em portugues ouvindo tbm nao rsrs mas geralmente nao ouco musica fazendo leitura
    em compensação, eu amo escrever nos livros KKKKKK marco meus quotes com caneta cor pastel que é marcadora de texto

    amei a tag ♥

    beijos!!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Pâm, que bom que curtiu :) Quotes são uma delícia de fazer mesmo, como escritora eu amo quando vejo quotes dos meus livros, e como leitora realmente fica mais fácil marcar no próprio livro mesmo, é que eu não consigo, mas acho válido quem consegue rsrs caneta cor pastel eu achei fofo demais :) Beijinhos

      Excluir
  14. Muito bom seu texto She.
    A leitura tem que me envolver do começo ao fim, caso contrário, eu abandono.
    Gosto de preservar os livros, eles podem ser úteis para outras pessoas.
    Boa tarde e gratidão por sua visita.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucia, obrigada pela visita, a leitura tem que ser envolvente mesmo, beijinhos

      Excluir
  15. Olá, She, muito pertinente essa postagem, uma vez que quem tem 'blogger' é para ler e escrever, de preferência! Outras 'cositas' , o espaço e nas Redes Sociais!
    Bem, deu certinho com teu texto, não escuto música nem clássica (instrumental) e nem cantada junto, não rabisco os livros, não me alimento enquanto estou lendo, mastigar atrapalha, rsss. Gosto de estar sozinha, nunca alguém para me interromper.
    Porém, se pego um livro que não gostei, por diversas razões, não insisto, leio o que gosto, o que preciso, o que acho interessante, o que levo fé...E trato deles maravilhosamente.
    Gostei muito dessa tua postagem, querida, te aplaudo daqui!
    Um bom fim de semana!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida Tais, dei risada aqui contigo sobre o mastigar atrapalhar e acho que faz todo sentido do mundo hahaha amei saber o seu hábito de leitura, obrigada por compartilhar. Beijinhos

      Excluir
  16. Olá Sheila, nas minhas leituras sublinho muitas palavras ou mesmo frases com tinta vermelha. Isso acontece com os livros jurídicos. Quanto a outros livros, romances, contos, crônicas e poemas não sublinho nem com lápis.
    Gostei muito dessa sua postagem. Eu também leio em silêncio e um livro de cada vez.
    Obrigado pela interessante postagem.
    Um beijo e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, querido Pedro, obrigada por contar do seu hábito também, adorei saber, beijinhos

      Excluir
  17. Que lindo.
    Adoro o empenho de quem consegue fazer posts destes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olá! :) fico feliz que curtiu, obrigada pela visita. Beijos

      Excluir
  18. Olá querida Sheila!

    Acho este tipo de desafios muito interessantes. Gostei de conhecer os seus dois lados! Tanto como escritora, como como leitora!

    Um abraço para si e um bom fim de semana 🥰

    ResponderExcluir
  19. Legal essas TAGs que a gente fica conhecendo mais dos hábitos dos amigos blogueiros.

    ResponderExcluir
  20. Yo como mucho uso música o una emisión de radio mientras leo en silencio.

    Saludos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Tomás, é engraçado como o meu cérebro e concentração funcionam de forma muito diferente quando estou como leitora ou como preparadora de originais, pois só sou igual a você quando é por lazer. Obrigada pela visita e comentário. Abraços.

      Excluir

Comente à vontade e seja bem-vindo!